Mudanças no visto canadense

Recentemente o Canadá introduziu um sistema de autorização eletrônica de viagem para cidadãos de diversos países isentos de visto, chamado Eletronic Travel Authorization (eTA). Hoje, a lista se estende a países da América Central, Europa, Oceania, Ásia e ao Chile, único país na América do Sul que participa do programa.

O sistema ainda está sendo implementado e, por ora, a apresentação do eTA é opcional. A partir do dia 15 de Março de 2016, entretanto, a autorização se tornará obrigatória para viajantes dos países isentos de visto.

 Após total implementação do eTA para os países já participantes, em Março de 2016, o governo do Canadá anunciou que irá estender o benefício aos cidadãos brasileiros, mexicanos e romenos. Porém, só estarão isentos do visto, solicitantes que já tiveram um visto do Canadá nos últimos 10 anos ou possuem um visto americano válido.

 Todas as outras pessoas que não se encaixam nestes requisitos, ainda precisarão solicitar um visto de visita temporária ao Canadá.

 A autorização eletrônica de viagem dará direito ao viajante a permanecer no Canadá por até seis meses, de acordo com o período fornecido pelo oficial de imigração na entrada ao país, e terá validade de no máximo cinco anos ou até o vencimento do passaporte utilizado para aplicação, o que acontecer antes.

 Com esta ação, o governo canadense pretende facilitar a entrada ao país de viajantes de baixo risco e tornar o país mais atrativo à viagens de turismo e negócios.

 Fonte: 

http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta-expansion.asp
http://canada.ca/eTA