A Austrália é um dos destinos mais procurados por quem quer fazer turismo, intercâmbio ou até mesmo imigrar para o exterior. O país aparece constantemente no topo de pesquisas sobre os melhores lugares para se viver no mundo. Hoje, dia 26 de janeiro, os australianos comemoram o Dia da Austrália (Australian Day) e a Sul Vistos resolveu homenagear esse destino maravilhoso listando 10 curiosidades que você talvez não saiba sobre ele!
- 1. A Austrália é o 6º maior país do mundo, porém sua população de cerca de 24 milhões de habitantes é menor do que a do estado de São Paulo.
- 2. Na Austrália não se vende bebidas alcoólicas nos supermercados, postos de gasolina ou em qualquer outro local que não sejam as chamadas “Bottle Shops”, restaurantes e bares.
- 3. Se você for dirigir na Austrália, vai precisar se acostumar com a famosa “mão inglesa”. Isso significa que o motorista dirige no lado do passageiro e os carros circulam do lado esquerdo da via. É exatamente o contrário do que ocorre no Brasil!
- 4. Mais de 50% do território australiano é composto por desertos, chamados de Outbacks (não é o restaturante!). Isso faz com que a Austália seja um dos países mais secos do mundo. A situação exige que todos colaborem na economia da água. E eles fazem isso muito bem: banhos são rápidos (no máximo 5 minutos), a louça é lavada com a torneira fechada, as calçadas JAMAIS são lavadas com água, etc. Um exemplo a ser seguido no Brasil.
- 5. A capital da Austrália é Canberra. Muitas pessoas acreditam que seja Sydney, ou até mesmo Melbourne, por serem destinos mais famosos e conhecidos.
- 6. O australiano costuma dormir cedo! Antes das 22h a grande maioria já está na cama!
- 7. É normal o comércio fechar as portas às 17h, 17h30 (inclusive shoppings). Bares e restaurantes tem como horário limite as 21h.
- 8. A Austrália, por ser colônia britânica, tem como regime político a monarquia parlamentarista. Isso significa que o país não tem um presidente e sim um primeiro ministro. Neste caso, é uma primeira ministra, Julia Gillard.
- 9. O visto de turismo e de estudos australiano é eletrônico e vinculado ao seu passaporte. Diferente da maioria dos países, a Austrália não cola uma estampa do visto em seu passaporte. Ela emite um documento online que você imprime e leva no momento do seu embarque.
- 10. Caso um brasileiro esteja matriculado em um curso de inglês, por exemplo, por um período igual ou superior a 90 dias e tenha um visto australiano de estudos emitido, ele recebe a permissão para trabalhar até 20h semanais.