Câmbio

Há diversas formas de se levar moeda estrangeira em uma viagem. Considere o local para onde você irá viajar e pesquise sobre a aceitação das diversas formas de pagamento antes de decidir como levará o seu dinheiro. Seguem abaixo algumas dicas:

 

Dinheiro em espécie

Carregar grandes quantias de dinheiro em espécie não é recomendado, por razões de segurança, entretanto, todo viajante deve levar alguma quantia da moeda local em dinheiro, para não ser pego desprevenido e para despesas do dia-a-dia. Ter 20% em dinheiro em espécie

Cartões pré-pagos (Visa Travel Money)

Os cartões pré-pagos tem se tornado cada vez mais populares entre os viajantes. Esta é uma opção fácil e segura de levar-se dinheiro para o exterior. Ela possui diversas vantagens, como controle do valor a ser gasto e das transações efetuadas (via extrato online), ampla aceitação na maioria dos países, pois pode ser usado como débito em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Visa, bem como usado para saque em qualquer caixa eletrônico interligado à rede Plus e, principalmente a segurança, pois em caso de perda ou roubo do cartão, ele pode ser facilmente bloqueado. Ainda, o IOF cobrado pelo governo brasileiro sobre a operação de carga do cartão é consideravelmente menor do que aquele aplicado sobre transações efetuadas em cartões de crédito. São 0,38% contra 6,83%.

Cartão de Crédito ou Débito

Os cartões de crédito ainda são, sem dúvida, a forma mais utilizada pela maioria das pessoas em viagens, muito devido a sua conveniência e facilidade de uso. Entretanto, com o aumento do imposto cobrado sobre as transações efetuadas no exterior, esta opção se torna mesmo atraente em relação à outras como o Visa Travel Money. De qualquer maneira, é importante em viagens ter acesso a este recurso, caso necessário e antes de viajar, contate o emissor de seu cartão para autorizar o seu uso no exterior.