Atualmente, um brasileiro que deseja ter um visto para os Estados Unidos, além de precisar se deslocar para uma cidade que possua um Consulado (Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo) ou Embaixada (Brasília), precisa reservar dois dias para finalizar o procedimento.
No primeiro dia ele será atendido no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Neste momento, além da conferência de toda a documentação obrigatória, o solicitante fará uma foto e terá suas digitais coletadas. No segundo dia, será realizada a entrevista que decidirá se ele terá ou não o visto.
Para quem não mora em em uma das cidades que dispõe de um Consulado ou Embaixada, muitas vezes é preciso perder quase dois dias de trabalho, além de gastar com o deslocamento da sua cidade até o local optado para solicitação do visto.
Em 2013 o governo dos Estados Unidos anunciou a reabertura do Consulado Americano em Porto Alegre e Belo Horizonte para esse ano. Apesar do anúncio, pouco se sabia sobre quando, onde ou como iria funcionar essa inauguração. A espera, em parte, finalmente acabou. Hoje, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014, foi anunciada a abertura do CASV em Porto Alegre para março de 2014.
Provavelmente o CASV passe a atender a partir da terceira semana do próximo mês, e terá sede na Av. Carlos Gomes, no bairro Três Figueiras. Isso siginifica que os solicitantes poderão realizar a primeira etapa da solicitação do seu visto em Porto Alegre, precisando ir até outra cidade apenas para entrevista. É previsto que 30 mil pessoas sejam atendidas pelo CASV em Porto Alegre até março de 2015!
O Consulado tem previsão de abertura para o final deste ano. A partir deste momento, toda a solicitação do Visto Americano poderá ser feita em Porto Alegre.
Para obter mais informações sobre como proceder para fazer o seu primeiro visto ou renovar um visto que vai ou já venceu, entre em contato conosco através do telefone 51 3330 3476.